Þingvallavatn - Islândia

by - setembro 09, 2017



O Lago Þingvallavatn, a 50 km a leste de Reiquiavique, tem uma superfície de 84 quilómetros quadrados e é o maior lago natural do país. Neste, é possível encontrar uma fenda, a Silfra, que está entre as duas placas tectónicas Euro Asiática e Norte Americana, a 25 metros de profundidade, sendo o único lugar no mundo onde é possível ver este efeito. A fenda aumenta cerca de 2,5 cm por ano, e é grande o suficiente para ser possível mergulhar entre as duas placas e ter esta experiência única.

Esta fissura começou como uma pequena e estreita caverna e com o passar dos anos transformou-se numa grande fenda submarina. O local é pouco visitado, pois a temperatura média da água é de 4ºC e só são permitidos mergulhadores com trajes próprios para baixas temperaturas.

Durante o mergulho também é possível visitar a "Arnarnes Strytur", uma chaminé hidrotermal. O local libera água a 80ºC que, ao reagir com a água a 4ºC, cria uma "nuvem" turva na região, contrastando com a pureza da água dentro do lago.

You May Also Like

0 comentários