Dead Vlei - Namibia
O Dead Vlei está localizado dentro do Parque Namib-Naukluft, na Namíbia, e pode ser traduzido como o lugar onde tudo acaba, ou o charco morto. Está localizado no deserto mais antigo do mundo, com cerca de 80 milhões de anos de existência.
O lugar é conhecido pelo seu chão de argila branca, formado depois de uma grande precipitação, quando o rio Tsauchab formou piscinas rasas e temporárias, onde a abundância de água permitiu o desenvolvimento de uma espécie de acácias, a Acacia erioloba. Porém, a ocorrência de algumas mudanças climáticas fez com que dunas de areia invadissem a área junto ao rio, impedindo que este chegasse à região. Isto fez com que as árvores morressem pela falta de água, tornando-se em autênticos fósseis que podem ser observados hoje em dia no local. No entanto, ainda habitam algumas espécies de plantas na região, como a salsola e moitas de !nara (nome local dado a uma espécie de melão que só existe na Namíbia), adaptadas a viver só com a névoa da manhã e com raríssimas precipitações. Os esqueletos remanescentes das árvores, que se acredita terem por volta de 900 anos, são agora negros pela intensa exposição ao sol. Estando aparentemente petrificada, a madeira destas árvores não se decompõe pelo simples fato de estar seca por completo. O local está então cercado pelas maiores dunas de areia do mundo que chegam a alcançar 300 a 400 metros de altura.
Para quem quiser visitar o local, é preciso ter atenção à proteção solar, pois, no tempo de maior calor, o Parque chega a alcançar 50 graus à sombra. Porém, o amanhecer e anoitecer aqui devem ser um espetáculo pelo qual vale a pena suportar o calor, e, de noite, é provável encontrar um céu bastante estrelado e maravilhoso de observar.
O Dead Vlei não deve ser confundido com o vale da morte, nos Estados Unidos da América - um tópico que ficará para outra publicação.
0 comentários