Os Ciganos do Mar - Arquipélago de Mergui

by - agosto 27, 2017




Os Ciganos do Mar, também conhecidos como Bajau ou Moken (tribo aquática), passam a maior parte do seu tempo em canoas, sobrevivendo apenas da sua grande habilidade de pesca, habitando em aldeias flutuantes construídas sobre grandes recifes de coral. Têm cerca de 2.000 a 3.000 pessoas residentes na área costeira meridional de Myanmar, da Tailândia e do Bornéu, e encontram-se principalmente no arquipélago de Mergui. 

As crianças são educadas desde muito cedo nestas atividades, chegando mesmo a aprender a nadar antes de andar, sendo também invulgar a sua capacidade de apneia, muito treinada. O seu grande conhecimento do mar permite-lhes viver da sua fauna e flora, usando apenas ferramentas muito simples como redes e arpões, estabelecendo-se em terra firme apenas no período das monções.



Uma das espécies mais icónicas encontrada nas ilhas de Mergui são os Duogongos. Estes dóceis mamíferos marinhos (mais relacionados taxonomicamente com os elefantes do que com outros mamíferos marinhos) conseguem encontrar-se perto da costa para consumir algas e ervas marinhas, mas também são capazes de caçar pequenos animais, como lagostas e outros crustáceos. Infelizmente, o seu estado de conservação é vulnerável, devido à caça por carne e óleo, sendo a única espécie representante viva da sua família taxonómica.



Para uma viagem organizada com uma passagem pelos Ciganos do Mar, fica aqui o link:

You May Also Like

0 comentários